terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

SEDO informa sobre procedimentos para manutenção de notebooks

1º - Ligar para a empresa Positivo no telefone 0800 644 6591 e informar que o notebook
é equipamento do governo.
2º - Será gerado um protocolo para que o professor leve o equipamento para uma assistência técnica.
3º - O equipamento, juntamente com o protocolo gerado deverá ser encaminhado
à assistência técnica em Recife:

AXELL - Rua Ricardo Calazans, 122, Madalena, Recife-PE
(81) 2126-2111 / 3445-2111

Fonte: SINPMOL

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

152 ANOS DA DESCOBERTA DO COMETA DE OLINDA


Prof. Edvaldo Cavalcante - Frequento o Alto da Sé, em Olinda, desde criança. Morei na cidade quando era adolescente, visitar a Sé era uma festa. O interessante é que só depois de adulto é que descobri que aquela pequena construção em formato cilíndrico era o antigo Observatório de Olinda. O prédio histórico foi construído por ordem de Duarte Coelho e funcionou até o início da década de 70 (século XX) quando o “senhor descaso” deixou que suas atividades fossem encerradas.

O pequeno observatório tem seu nome gravado na história da astronomia mundial. Num dia 26 de fevereiro, como hoje, em 1860, o astrônomo francêsEmannuel Liais, estando a serviço do Observatório Imperial de Paris, descobriu um cometa que foi batizado de “Cometa de Olinda”, até hoje, o único descoberto em solo brasileiro e o primeiro descoberto na América do Sul. Por ser um cometa de órbita parabólica, a observação no mesmo local é impossível. Isso torna o feito de Liais mais espetacular ainda. Ele estava no local certo na hora certa. A descoberta do astrônomo francês está publicada Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, vol. 20, página 336.

Depois de anos fechado, o Observatório de Olinda foi reaberto. Uma parceria entre o Espaço Ciências, a Prefeitura de Olinda e a Sociedade de Astronomia de Olinda, fez ressurgir o lendário espaço. Sobre a minha ignorância, na infância, a respeito da história do local, vale ressaltar que esse monumento, como tantos outros em Olinda, não era devidamente identificado. Até hoje muitos ignoram que ali funciona um observatório. Sobre o grande feito de Emannuel Liais, nem se fala, é uma parte da história da cidade completamente desconhecida por quem frequenta o local. Uma pena!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Idosos comemoram conclusão em curso de informática

Curso foi ministrado no Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas (NTECI) da Secretaria de Educação de Olinda

Por Ana Paula Gomeze
Alunas idosas de informática. Foto: NTECI/Secretaria de Educação de Olinda
Foto: NTECI/Secretaria de Educação de Olinda
Computador não é mais um mistério para 20 idosos do Conselho de Idosos de Olinda. Eles fazem parte da primeira turma da terceira idade a concluir o curso de informática básica, ministrado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas (NTECI) da Secretaria de Educação de Olinda. A conclusão das aulas aconteceu nesta quinta-feira (30).
De acordo com a coordenadora do Núcleo, Rozario Mota, a abordagem dos conteúdos foi realizada com o objetivo de incorporar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na perspectiva de uma construção de saberes que influenciem na qualidade de vida.
Para ela, o uso do computador e da internet ajuda os idosos não só no aspecto da integração social, mas também proporciona maior conforto e independência. “Interagir com familiares que moram longe, comprar passagens, declarar imposto de renda, pesquisar locais e serviços são algumas das facilidades que os idosos poderão obter”, acrescenta.
A aluna Ivone Lino, 73, é uma das que comemora ter adquirido segurança no uso do micro. “Agora eu não tenho mais medo do computador, não tenho mais medo de errar, pois antes eu me sentia muito insegura”, ressalta.
O Núcleo disponibiliza para comunidade cursos de informática básica (introdução ao sistema operacional Windows e ao Editor de Texto, Internet e Power Point), inglês e espanhol. Para se inscrever é necessário ser maior de 14 anos, morar em Olinda e apresentar documentos de Identidade e CPF.
Novas inscrições serão abertas a partir da segunda semana de julho para turmas de informática e espanhol. O Núcleo fica na Rua 15 de Novembro, 135 – Varadouro – Olinda – Fones: 3305.1072/ 3305.1073.
Fonte: Site da PMO