sexta-feira, 20 de maio de 2011

NTECI inicia projeto Ciber Letras para crianças e adultos em alfabetização


Aprendendo a ler e escrever com estímulo do intercâmbio e utilização da informática. Essa é a proposta do Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas (NTECI) com os projetos Ciber Letras/EJA e Ciber Letras Kids, que inicia na próxima segunda-feira(23), nas escolas municipais. Os projetos consistem em promover intercâmbio entre professores e alunos de diferentes escolas através de correspondências interescolares via e-mail.

Entre os objetivos da proposta estão desenvolver a linguagem oral e a escrita, ambas em situação real de uso, além de contribuir para o processo de letramento das crianças e adultos pela utilização dos novos meios de comunicação, informação e criação. O Ciber Letras/EJA será desenvolvido com turmas da Educação de Jovens e Adultos dos níveis I, II e III.  Já o Ciber Letras Kids vai atender crianças da Educação Infantil com 5 e 6 anos, nas séries do Grupo VI e do 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental.

As atividades acontecem em etapas que seguem até dezembro de 2011. A primeira delas aconteceu em abril, com a formação dos professores envolvidos no projeto. A segunda começa dia 23 deste mês, com a primeira troca de mensagens, inicialmente, entre seis turmas. Em junho serão inseridas mais seis turmas para, então, acontecer um encontro avaliativo com os professores, marcado para julho.   No segundo semestre, o projeto continua com inserção de novas turmas e avaliação geral, realizando socialização da experiência com todas as turmas envolvidas.

Participam da primeira etapa as escolas Escola Isaac Pereira, Escola Monsenhor Fabrício, CAIC – Norma Coelho e Escola Coronel José Domingos. Em dias marcados, as unidades de ensino recebem a visita e acompanhamento da equipe técnica do Núcleo, composta por professores especialistas em tecnologia na Educação.

No dia 23, o trabalho começa com os alunos das escolas Isaac Pereira e Coronel José Domingos, que vão formular, digitar e enviar a primeira mensagem do intercâmbio. A mensagem é uma construção coletiva de uma carta com local, data, saudação, corpo, despedida e a assinatura da turma. Dia 25, estudantes da escola Monsenhor Fabrício irão acessar a mensagem. Os professores estarão auxiliando na leitura do texto e na produção da resposta. O Ciber Letras tem seus fundamentos baseados na proposta da associação francesa Miniweb Multilíngue e Maxiaprendizagem, para inclusão digital de crianças em escolas municipais de ensino fundamental.

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO (Visitas):

Dia 23/05 – Envio da primeira mensagem
Manhã – Escola Isaac Pereira (Grupo VI)
Noite – Escola Coronel José Domingos (EJA)
Dia 25/05 – Recebimento da 1ª mensagem
Manhã – Escola Monsenhor Fabrício (Grupo VI)
Noite – Escola Monsenhor Fabrício (EJA)
Dia 27/05 – Envio da primeira mensagem
Manhã – escola Isaac Pereira (1º ano do1º ciclo)
Dia 31/05 – Escola – Recebimento da primeira mensagem
Manhã – Escola CAIC – Norma Coelho (1º ano do 1º ciclo)


Fonte: Prefeitura de |Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários desse blog passam por uma moderação. Aqueles que o moderar julgar inadequado a política do blog, não serão publicados.