quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Olinda promove campanha de prevenção às hepatites virais para manicures

Durante oficina as manicures receberam material educativo, preservativos, orientação e vacinação para a prevenção da hepatite B

Por Cristiane Cruz
Manicures recebem orientação para a prevenção das Hepatites Virais - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda
Manicures recebem orientação para a prevenção das Hepatites Virais - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Para comemorar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Olinda realizou uma campanha preventiva no período de 25 a 29 de julho. E na última quinta (28), das 8h às 5h, no auditório da escola Monsenhor Fabrício, Peixinhos, foi a vez das manicures e pedicures dos Distritos Sanitários I e II serem beneficiadas pela ação.

Durante a oficina as profissionais tiveram aulas da história da manicure com a técnica da coordenação de DST/AIDS, Fátima Vieira, também receberam orientação de prevenção das DST/AIDS com a coordenadora da saúde da mulher, Roberta Raissa, de prevenção das hepatites com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Olinda; a enfermeira Lídia de Jesus, bem como de Bio-Segurança com a Biomédica do Laboratório Municipal; Ana Sebastiana.

A ação contou com a presença da secretária executiva de Olinda, Cristina Menezes, que falou da importância de conscientização à população, em relação às hepatites. “A doença é silenciosa. Pessoas, aparentemente saudáveis, é portadora assintomática e não sabe, daí a importância de realizar exames”, disse, destacando ainda a importância da esterilização dos kits de manicures.

A campanha de prevenção ao vírus é fruto da parceria da Secretaria de Saúde de Olinda com as coordenações do PNI, DST/AIDS, Programa Saúde na Escola, Núcleo de Prevenção a Acidentes e Violência, Consultório de Rua, Coordenadoria da Saúde da Mulher, Laboratório Municipal, Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Distrito Sanitário I e II, Núcleo de Apoio ao Programa de Saúde da Família, Grupo Cores de Grafiteiros, Associação de Teatro de Olinda e Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo.

Fonte: Prefeitura de Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários desse blog passam por uma moderação. Aqueles que o moderar julgar inadequado a política do blog, não serão publicados.