sábado, 3 de março de 2012

ENEM pode substituir supletivo


“Tenho 36 anos,... comecei a trabalhar com 15 anos, trabalhei em loja de roupas, oficina elétrica, restaurante... como fui mãe aos 19 anos não terminei de estudar..”
“Sou casada tenho 4 filhos,... Já estava há 14 anos sem estudar...”
“Minha história é simples, tive uma filha aos 16 anos e parei de estudar, para conseguir um emprego fiz eliminação de matéria, sendo assim tenho uma dificuldade tremenda com algumas matérias...”
“Parei de estudar em 2002 porque tinha que trabalhar e não conseguia encaixar o horário da escola com o trabalho...”
“... trabalhava o dia inteiro e estudava de noite. Larguei no meio do segundo ano... Agora não consigo emprego decente...”



Você se identifica com algumas dessas histórias?  Você não está sozinho ou sozinha.

São histórias infelizmente muito comuns no nosso país. Todo ano mais de um milhão (!) de pessoas abandonam os estudos no Ensino Médio (antigo Segundo Grau). Segundo o MEC, o índice de evasão no Brasil é de 10,3% por ano, ou seja, um em cada dez estudantes para de estudar a cada ano. Em alguns estados, esse índice é bem maior. Pará (19,2%), Alagoas (17,8%) e Paraíba (17,4%), por exemplo.

Todas aquelas histórias acima são reais, contadas por alguns dos alunos que tiveram bolsas de estudo da Eschola.com para o Preparatório para o ENEM.

Mas, se pararam antes de completar o Ensino Médio, o que o ENEM tem a ver com isso? O ENEM não é só pra quem já completou ou está completando o Ensino Médio e quer entrar na Faculdade?

Não, não é só isso. Desde 2009 o ENEM serve também como Certificação para o Ensino Médio.

Não entendeu? Explico melhor. O ENEM vale como se fosse um exame supletivo. Você só precisa ter 18 anos completos e conseguir alcançar os pontos necessários. Isso significa 400 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação. Essa pontuação foi calculada em função da pontuação média do aluno concluinte do Ensino Médio no Brasil. 

O raciocínio é claro. Ora, se eu tenho tantos pontos quanto à média dos alunos do Ensino Médio, eu tenho direito ao  meu diploma. 

Antes que alguém mais preconceituoso comece a levantar objeções, lembro que isso é um modelo de “Certificação de conhecimento” por entidade independente, como tantos outros no Brasil e no exterior.

A área de TI funciona assim há muito tempo. Certificações Microsoft, Lotus, Cisco, SAP, Módulo e outras são essenciais para os bons profissionais. Em gerência de projetos, uma certificação PMI vale muito. E o exame da OAB? E os certificados de Inglês (Toefl, Toic)?

Isso é muito comum. Nos EUA existe o exame GED (General Education Development) para quem abandonou os estudos na High-school.

Em resumo, respondendo à pergunta do título lá em cima: 

Não completei o segundo grau. E agora?

Meu conselho? - Estude e faça uma revisão da matéria do Ensino Médio, inscreva-se no Enem e boa sorte! Sua vida pode mudar em pouco tempo. E aqueles lá de cima? Como ficaram?
A boa notícia é que todos obtiveram os pontos necessários e já estão com seus Certificados do Ensino Médio. Ah, e alguns já estão na faculdade!

Fonte: Eschola.com, Via Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários desse blog passam por uma moderação. Aqueles que o moderar julgar inadequado a política do blog, não serão publicados.