quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Homenagem ao Dia dos Pais - 2011

No último dia 12 de agosto, nossa escola prestou homenagem ao dia dos pais. Como a maioria dos pais trabalha durante o dia, a comunidade de genitores do Monsenhor Fabrício foi representada por seis pais que participaram das atividades festivas. Abaixo, disponibilizamos uma sequência de vídeos organizados pela professora Flávia Lima que foram exibidos durante as homenagens. Parabéns a todos os pais!



sábado, 20 de agosto de 2011

AS BIBLIOTECAS E O GOOGLE


Autor: Prof. Ed Cavalcante - Uma triste constatação facilmente verificada na maioria das escolas públicas, é o total desprezo que as instituições têm para com suas bibliotecas. Na verdade, de bibliotecas elas só têm o nome. A maioria funciona como depósito (desorganizado) de livros didáticos. Um ambiente, que num passado bem próximo, era um dos espaços mais disputados das escolas, caiu no ostracismo total.

Nas duas unidades de ensino em que trabalho, ambas públicas, as bibliotecas inexistem. Os motivos para esse total descaso são muitos: falta de interesse dos alunos, falta de títulos disponíveis e o principal: a desleal concorrência com o Google. Diriam os puritanos: “Mas por que um site de busca estaria aniquilando as bibliotecas?” Ora, na escola, a principal função das bibliotecas é – ou era – dar suporte as pesquisas. Hoje em dia, qual aluno pesquisa em livros? O imediatismo do Google e as facilidades do “Ctrl-C Ctrl-V” seduzem os aspirantes a pesquisadores.

A internet é um campo minado para o pesquisador despreparado. As armadilhas das wikimídias têm produzido uma espécie de “pseudopesquisador” que limita-se a ler o título e o primeiro parágrafo dos textos. Seduzidos por uma percepção primária que se prende, apenas, a beleza e detalhes das páginas, acabam por reproduzir  textos sem fundamentação científica. Pior: muitos, deliberadamente, ignoram a propriedade alheia e assinam textos de terceiros que são maquiados e apresentados com se originais fossem.

Não sou do tipo saudosista que ignora as benesses da internet, aliás, estou concluindo uma especialização na área de mídias que trata justamente desse assunto. O grande lance é a adequação do tradicional com o novo e lembrar que a biblioteca, além da pesquisa, tem a função do entretenimento, a leitura por prazer. O resgate desse hábito perdido tem que ter a participação ativa das instituições de ensino e dos professores. Recentemente fui surpreendido, numa capacitação, com um maravilhoso sarau em homenagem a Machado de Assis. A atividade, que envolvia professores do projeto Travessia, teve um resultado tão bom que voltei a ter esperanças de que nem tudo está perdido.
 
Publicado originalmente no blog do prof. Ed Cavalcante

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Olinda promove campanha de prevenção às hepatites virais para manicures

Durante oficina as manicures receberam material educativo, preservativos, orientação e vacinação para a prevenção da hepatite B

Por Cristiane Cruz
Manicures recebem orientação para a prevenção das Hepatites Virais - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda
Manicures recebem orientação para a prevenção das Hepatites Virais - Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

Para comemorar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de Olinda realizou uma campanha preventiva no período de 25 a 29 de julho. E na última quinta (28), das 8h às 5h, no auditório da escola Monsenhor Fabrício, Peixinhos, foi a vez das manicures e pedicures dos Distritos Sanitários I e II serem beneficiadas pela ação.

Durante a oficina as profissionais tiveram aulas da história da manicure com a técnica da coordenação de DST/AIDS, Fátima Vieira, também receberam orientação de prevenção das DST/AIDS com a coordenadora da saúde da mulher, Roberta Raissa, de prevenção das hepatites com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Olinda; a enfermeira Lídia de Jesus, bem como de Bio-Segurança com a Biomédica do Laboratório Municipal; Ana Sebastiana.

A ação contou com a presença da secretária executiva de Olinda, Cristina Menezes, que falou da importância de conscientização à população, em relação às hepatites. “A doença é silenciosa. Pessoas, aparentemente saudáveis, é portadora assintomática e não sabe, daí a importância de realizar exames”, disse, destacando ainda a importância da esterilização dos kits de manicures.

A campanha de prevenção ao vírus é fruto da parceria da Secretaria de Saúde de Olinda com as coordenações do PNI, DST/AIDS, Programa Saúde na Escola, Núcleo de Prevenção a Acidentes e Violência, Consultório de Rua, Coordenadoria da Saúde da Mulher, Laboratório Municipal, Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Distrito Sanitário I e II, Núcleo de Apoio ao Programa de Saúde da Família, Grupo Cores de Grafiteiros, Associação de Teatro de Olinda e Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo.

Fonte: Prefeitura de Olinda